domingo, 30 de maio de 2010

Educação e tecnologia



A humanidade vive um monento histórico de profundas transformações, marcadas pela tecnologia que exige habilidade e competência, para tomadas de decisões a todo instante.Envolve também práticas, ações, atitudes, simbolizações frente à situações concretas de certas limitações, possibilidades, aspirações e aprendizagem.
No contexto da era digital, num mundo globalizado, os movimentos políticos, econônicos, sociais e culturais, configuram um nova realidade dentro do próprio conhecimento.Neste cenário caracterizado por projeções discutíveis, variadas e por vezes conflitantes, a tecnologia torna-se elemento indissociável no dia-a-dia do ser humano.
Sabe-se que grande parte do conhecimento vem através de audivisuais.Não há como negar o avanço da tecnologia na atualidade.As rápidas e sucessivas mudanças interferem em todos os aspectos da realidade, provocando desafios no processo ensino aprendizagem.
Diante das transformações na sociedade, a escola enquanto instituição educacional não pode ficar alheia às tecnologias.E o professor deve estar preparado para utilizar os recursos tecnológicos no espaço escolar e adequá-los a cada situação, a cada necessidade.Abrir espaços para que o aluno, os utilize de forma que possibilite e potencialize a aprendizagem, considerando o ser humano complexo e único, seu viver, seus valores sociais, morais, culturais e emocionais.

Gerusa Rossato

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Qual é o caminho?


Descobrir o melhor caminho de como utilizar as tecnologias está em nossas mãos,é através de nós que os alunos passarão a olhar o ensino de uma maneira diferente,através da Interação Mediada pelo Computador como o instrumento de suma importância para concretização do processo de “ensino e aprendizagem”,fazendo com que possamos tranformar o ensino,em um ensino atraente,contextualizador e acima de tudo,um ensino de qualidade.

Ambientes de Aprendizagens e Interação!

domingo, 23 de maio de 2010

INTERAÇÃO MEDIADA POR SOFTWARES EDUCATIVOS


Apesar de ter sido um dos últimos segmentos da sociedade contemporânea a se render à informática, a presença das novas tecnologias da informação e comunicação como parte ativa dos processos educacionais está cada vez mais presente nas escolas de formação básica. As grandes mudanças que ocorreram na educação, e mais precisamente na teoria pedagógica, estão de certo modo ligadas às transformações que se deram nos meios de comunicação: da educação realizada através da oralidade e da imitação, ao ensino através da linguagem escrita, tendo como seu principal suporte o livro impresso, aos recursos computacionais hoje disponíveis. As teorias do construtivismo defendidas por Piaget e Vigotsky apesar de terem sido criadas muito antes do próprio computador, tiveram nele um grande aliado capaz de facilitar o desenvolvimento de seus pressupostos. .
A difusão do uso da Internet, no processo educativo demanda mudanças substanciais na maneira como a educação tem sido tradicionalmente conceitualizada e praticada. No entanto, no circuito da educação formal ainda predomina uma concepção meramente instrumental no que diz respeito a incorporação dessas novas tecnologias. A informatização das escolas é considerada quase uma fatalidade e apregoada como necessidade de modernização. Esta costuma ser a tônica do discurso presente nas políticas governamentais, nas reivindicações dos pais e nos setores da iniciativa privada, muitas vezes, como investida de marketing. Porém, deve ser vista com uma grande fonte de informação, que favorece a construção dos ambientes colaborativos, onde os agentes dispersados geograficamente contribuem na construção de um conhecimento coletivo.
Os rápidos avanços no surgimento de novos elementos de hardware, como canal de voz, CD-ROM e videodisco, difundem o hipertexto multimídia, ou seja, hipermídia, que combinando o realismo da televisão com a flexibilidade do computador, tem gerado um grande impacto na educação. No entanto, ainda não está claramente difundida qual a metodologia de ensino-aprendizagem que deverá servir de base para a melhor utilização de toda esta tecnologia a partir das concepções pedagógicas presentes no cotidiano escolar.
Hoje existem diversas análises e diferentes escolas do pensamento, havendo, porém, poucas controvérsias quanto a necessidade do uso dos computadores em sala de aula. Devido a inúmeros projetos bem sucedidos, já existe a percepção dos educadores de que sendo o processo de informatização da sociedade brasileira irreversível, a escola também deve se adequar a este novo paradigma ou correrá o risco de não ser mais compreendida pelas novas gerações.
Levy (1999) disse que "... os computadores são parte de uma tecnologia que tem como fim o processamento, o gerenciamento e a disseminação da informação/conhecimento", esse também é o objetivo do processo educacional. Portanto, deve haver uma avaliação direcionada para o software educativo, e a primeira e principal etapa é definir o tipo de uso a que se destina, isso reflete a concepção pedagógica do software. "Toda prática pedagógica está profundamente impregnada de uma determinada visão da natureza humana"; desta forma pode-se observar o paradigma comportamentalista (modalidade dura, enfoque algorítmico e os conceitos de qualidades decorrem da visão empirista e racionalista) e o paradigma construtivista (modalidade branda, enfoque heurístico e os conceitos de qualidade decorrem da visão interacionista).
Moran (2001) afirma que "...o computador deve ser usado no processo ensino-aprendizagem, antes de qualquer outra coisa, como um meio para implementar o que com outros meios não seria possível ou seria difícil obter.", neste sentido Levy (1999) declara "... não é desejável que o software venha substituir situações já resolvidas de modo mais simples", desta forma um bom software educacional deve propiciar "...experiências educacionais novas e ricas, ou pelo menos, tornará muito mais eficiente o ensino efetivado nos moldes tradicionais".

Bibliografia:

ALMEIDA, Maria Elizabeth de. Proinfo: Informática e formação de professores. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.
CARDOSO, Clodoaldo Meneguello. A canção da inteireza. Uma visão holística da educação. São Paulo. Summus, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1975
___________. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1997.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo. Editora34, 1999
___________. Cibercultura. São Paulo. Editora34, 1999
MORAN, José Manuel; BEHRENS, Marilda Aparecida e MASETTO, Marcos T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. SP, Ca

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Os Blogs e o Processo de Ensino e Aprendizagem


A partir dos ensinamentos de Alex Primo, cujo autor foi postado um artigo neste Blog, a Interação Mediada pelo Computador apresenta-se com o instrumento de suma importância para concretização do processo de “ensino e aprendizagem”.
Os Blogs são maneiras de ensinar e aprender muito ricas, tanto para o professor/aluno, quanto para o aluno/professor, pois, instiga a curiosidade, a pesquisa e a aprendizagem. É um instrumento para ensinar e aprender, sendo uma forma de intercâmbio de conhecimentos e exteorização do saber construído e produzido.
Assim, os Blogs apresentam a característica marcante da interatividade, eis que a partir da possibilidade da publicação instantânea das respostas às duvida surgidas, como também da formação das diversas opiniões que enriquecem a aprendizagem os indivíduos acabam por participar indiretamente neste ciclo de aprendizagem, consagrando este espaço para um salutar debate e ampliando os conhecimentos referentes os assuntos tratados.
Dessa maneira, através dos Blogs construímos mecanismos que fomentam o processo de ensino e aprendizagem e a transmissão do conhecimento.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Feeds RSS: o que são?

Os Feeds RSS são uma forma de atualização de blogs ou sites de notícias. "Inscrevendo-se" ou "assinando" os Feeds de um endereço eletrônico é possível verificar todas as atualizações por meio de um único programa (pessoalmente utilizo o Google Reader). Assim, é possível verificar se um amigo postou algo novo no seu blog, se alguém comentou algo no seu blog pessoal, além de ter sua lista de "Favoritos" acessível e atualizada em qualquer computador, sem perder tempo acessando um a um.

Nem ficar se perguntando: Qual era mesmo o endereço daquele blog que gostei?

Para saber mais informações técnicas, veja: Feeds e RSS (Wikipedia).
Para ver o funcionamento na prática, assista o video abaixo:

terça-feira, 18 de maio de 2010

Complemento livro Alex Primo

Como iniciamos a disciplina com as contribuições de Alex Primo sobre IMC, para quem tiver interesse, esse site: http://www6.ufrgs.br/limc/livroimc/cdrom.htm apresenta-se como um complemento digital de seu livro, incluindo CD-Rom e o vídeo Objeto de Aprendizagem que foi disponibilizado no moodle.

Tecnologia e educação

Será que estamos preparados para a IMC?

http://www.youtube.com/watch?v=0Z2VnWfe33M

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A Interação Mediada pelo Computador e a Educação


Conforme destaca o Professor Paulo Freire a "educação é uma interação do saber, pois, quem ensina aprende e quem aprende ensina" e, é nesta troca de saberes, que o ensino torna-se concreto, real, ou seja, bem aproveitado.
A Interação Mediada pelo Computador (IMC), no que tange o processo de ensino e aprendizagem contempla estilos diversos, pois, permite, de maneira singular que os indivíduos interajam estudando e trocando informações on-line à sua escolha. Os estudantes podem comunicar-se com outros aprendizes, de forma síncrona, assíncrona, proporcionando oportunidade de comunicação um-a-um, um a vários, com pequenos ou grandes grupos, em listas de discussões internacionais, utilizando escrita colaborativa, radio, vídeos e arquivos anexados em fim, as ferramentas que este meio dispõem.

Outra questão relevante, é que a interação possibilita a formação de indivíduos responsáveis e capazes de construir seu próprio conhecimento, tornando-se pesquisadores autônomos à medida que descobrem novas áreas de seu interesse.

Neste contexto a IMC não proporciona apenas a transmissão e troca de conhecimentos, mas "um ambiente estimulante e de inovação constante".

Blogs na Educação


A respeito do texto Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas (da Adriana Ferreira Boeira), fiz dois recortes que achei bem interessantes:
"... as estratégias e atividades propostas pelos professores, independente do ambiente (sala de aula, laboratório de informática ou ambiente virtual de aprendizagem) e ou recursos que utiliza (giz, livro, computador...) vão depender da Epistemologia, da sua concepção de aprendizagem, conhecimento e aluno, que apóia sua prática."

Claro que abro um "parêntesis" delimitador nessa história. Não creio que uma aula prática de fisiologia possa ser substituída completamente por um AVA, mas um AVA pode dar suporte a novos conhecimentos difundidos na medicina a partir de interações com outros estudantes, professores, instituições e assim por diante.

aí...
"O desafio de explorar as infinitas informações disponíveis na web e transformá-las em conhecimento."

: )

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Ciberespaço é...

"um lugar onde se vai com a mente, catapultada pela tecnologia, enquanto corpo fica para trás". (GIBSON, William; 2003)

Achei fantástica essa frase que li no artigo Comunidades virtuais: construindo o conhecimento através da interação.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Educação Interativa

MUito interessante o vídeo sobre educação interativa disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=vqKk95rnhfE

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A história de uma disciplina

A história é documentada,
a lenda, simplesmente contada.

Como se faz o histórico de uma disciplina a distância? Com 26 letras, 10 números e alguns caracteres especiais; juntos formam palavras, que formam orações, frases, parágrafos...

Complexo registrar a história de uma disciplina sem ouvir a voz do professor e dos colegas. Difícil posicionar-se sozinho na sala, no silêncio, sem a percepção auditiva da opinião dos colegas. Minha própia voz é o barulho das teclas pressionadas ao teclado. Meu feedback não será imediato; levará minutos, horas...

Mas tenho a faca e o queijo em minhas mãos, ou melhor, tenho o teclado e a rede em meus dedos. Através deles digito caractere por caractere a história de uma disciplina mediada por computador.

Aos dedos!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Muito importante nessa interação, é rever formas individualistas de aprendizagem, sendo solidário em momentos de insegurança e dúvidas. A solidariedade está presente em nosso curso, pois diante do desafio de novas atividades, podemos contar com o apoio e orientação de nossos colegas.
A interação mediada por computador se faz imprescindível nos curos à distância, uma vez que é através dela que podemos nos comunicar com professores e colegas e assim, esclarecer dúvidas, trocar experiências, refletir sobre opiniões alheias e reavaliar as nossas. Os fóruns por exemplo, são excelentes oportunidades para conhecermos os pensamentos de nossos colegas, interagir com os mesmos, e como coloca Primo (2005), que os participantes possam interagir uns agindo sobre os outros, problematizando, provocando movimentos de atualizações e mudanças.

sábado, 1 de maio de 2010

Boas Vindas....

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao blog da disciplina Interação Mediada por Computador.

Esperamos que a gama de informações disponibilizadas e discutidas ao longo destas tês semanas, neste blog, sejam significativas e possam ser transformadas em conhecimento. Desejamos um bom diálogo para todos!

Giliane e Tarcila