segunda-feira, 17 de maio de 2010

A Interação Mediada pelo Computador e a Educação


Conforme destaca o Professor Paulo Freire a "educação é uma interação do saber, pois, quem ensina aprende e quem aprende ensina" e, é nesta troca de saberes, que o ensino torna-se concreto, real, ou seja, bem aproveitado.
A Interação Mediada pelo Computador (IMC), no que tange o processo de ensino e aprendizagem contempla estilos diversos, pois, permite, de maneira singular que os indivíduos interajam estudando e trocando informações on-line à sua escolha. Os estudantes podem comunicar-se com outros aprendizes, de forma síncrona, assíncrona, proporcionando oportunidade de comunicação um-a-um, um a vários, com pequenos ou grandes grupos, em listas de discussões internacionais, utilizando escrita colaborativa, radio, vídeos e arquivos anexados em fim, as ferramentas que este meio dispõem.

Outra questão relevante, é que a interação possibilita a formação de indivíduos responsáveis e capazes de construir seu próprio conhecimento, tornando-se pesquisadores autônomos à medida que descobrem novas áreas de seu interesse.

Neste contexto a IMC não proporciona apenas a transmissão e troca de conhecimentos, mas "um ambiente estimulante e de inovação constante".

4 comentários:

  1. concordando com a sua fala sobre a IMC na qual "aprendizes" têm a oportunidade de se comunicar de modo "(...)um-a-um, um a vários, com pequenos ou grandes grupos, em listas de discussões internacionais, utilizando escrita colaborativa, radio, vídeos(...)", acredito que a IMC messes momentos proporciona uma interação maior que nos cursos presenciais, pois através desses canais de comunicação é possível estar em contato com várias pessoas, dialogando, trocando conhecimentos.Um diálogo, como diria Favero; Tarouco( 2008, p.), (...)"que gera conhecimentos para todas as pessoas que estejam envolvidas neste dialogar".

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, Robinson e Solange.

    Enquanto na década de 90 nós estávamos preocupados em ensinar aos estudantes a como usar o computador, hoje eles nos ensinam como usá-lo.

    Diante disso, criou-se a necessidade de incluí-lo em práticas pedagógicas tanto em aulas presenciais como em aulas a distância.

    Hoje discute-se mais sobre IMC e ferramentas de autoria, presentes nos computadores, e quais as possibilidades que elas oferecem ao ensino e a aprendizagem do que em anos anteriores.

    Percebe-se, com isso, as necessidades de mudanças no trabalho docente.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Ana, pois é unânime a queixa dos professores quanto a desmotivação, a falta de interesse e a indisciplina dos alunos. Alguns professores ainda estão presos à forma antiga de transmitir o conhecimento com metodologias ultrapassadas sem nenhum atrativo para o aluno.
    Devido a falta de formação ou o não domínio do PC e suas ferramentas o educador deixa de lado a IMC já incorporada pelo educando em seu dia-a-dia.

    ResponderExcluir